Tutoriais Pentaho

Configurando uma versão personalizada do Java no Pentaho (multi versões)

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quando utilizamos mais de uma versão do Pentaho ou múltiplos software dependentes de versões especificas do Java, muitas vezes configurar as variáreis globais (JAVA_HOME e PATH) do sistema, pode não ajudar muito no dia a dia e trabalho.  Aqui na Ambiente Livre por exemplo nos realizamos suporte em Pentahoconsultoria em Pentaho para cliente que tem múltiplas versões do Pentaho Business Intelligence, e acabamos precisando executar versões do Pentaho em nossa máquina deste o Pentaho 3.0 (sistema legados) até a versão atual Pentaho 9.0 e cada uma delas necessita de uma versão especifica do Java.

Neste artigo vamos mostrar como pode configurar o Java nos scripts de inicialização das ferramenta da suíte Pentaho.

Primeiramente verifique em seu equipamento o diretório onde esta instalado o Java , neste tutorial nos baseamos que o Java esta instalado  nos seguintes diretórios, no seu caso adapte a sua realidade:

Linux:  /opt/java/jdk1.8.0_221
Windows: C:/Programs Files/Java/jdk1.8.0_221

 

 

Pentaho Data Integration

Pentaho Server

  • Após instalar o Pentaho Server acesse a pasta bi-server (nas versões mais antigas) ou a pasta pentaho-server (nas versões mais recentes) e nela você vai encontrar o arquivo script chamado start-pentaho.sh e stop-pentaho.sh no Linux e start-petaho.bat e stop-pentaho.bat no Windows. Configure no inicio do arquivo as variáveis de ambiente Java de acordo com seu sistema Operacional:



    Linux (start-pentaho.sh e stop-pentaho.sh)
    JAVA_HOME=/opt/java/jdk1.8.0_221
    PATH=$JAVA_HOME/bin



    Windows (
    start-pentaho.bat e stop-pentaho.bat)
    JAVA_HOME=C:/Programs Files/Java/jdk1.8.0_221
    PATH=%JAVA_HOME%/bin


Estas mesmas configurações podem ser aplicadas em todos scripts de inicialização das demais ferramentas da suíte Pentaho seguindo o mesmo principio. As mesmas mudam em tempo de execução as variáveis necessárias para executar o Pentaho.

Sobre a Ambiente Livre

Ambiente LivreAmbiente Livre é especialista em Open Source e Free Software e tem uma divisão especialista em Business Intelligence e Business Analytics. Fornece implantação, integração, suporte, consultoria e treinamento Business Intelligence com a plataforma Pentaho Business Intelligence e Analytics a mais de 10 anos.

Já capacitou centenas de empresas para trabalhar com Business Intelligence, ECM, BPM, CRM e Big Data e usa uma metodologia própria de ensino.

Conheça também as divisões de ECM e BPMCRM e CMS e Big Data e Data Science.

 

Log in