Tutoriais Pentaho

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Pentaho BI Server é responsável por toda a camada servidora da plataforma do Pentaho, fornece a arquitetura e infraestrutura necessária para a construção de soluções para business intelligence (BI).

Serviços essenciais do Pentaho BI Server:

  1. Autenticação;
  2. Logs;
  3. Auditoria;
  4. Serviços web;
  5. Motores de regras de negócio;
  6. Mecanismo para integração com relatórios;
  7. Mecanismo para integração de análises;
  8. Mecanismo para integração com dashboards;
  9. Mecanismo para integração com mineração de dados.

Sua arquitetura é baseada em plug-in permitindo que a totalidade ou parte da plataforma seja incorporada a aplicações de terceiros.
O Pentaho BI Server é composto por diversos outros aplicativos Open Source, entre eles:

Apache Tomcat

 Servidor Web Java,  especialista em aplicações J2EE, que é a tecnologia ao qual o Pentaho Bi Server foi desenvolvido,  mais especificamente o tomcat é um contêiner de servlets. O Tomcat possui algumas características próprias de um servidor de aplicação, porém não pode ser considerado um servidor de aplicação por não preencher todos os requisitos necessários.
http://tomcat.apache.org

Apache Jackrabbit

 O repositório de conteúdo Apache Jackrabbit ™ é uma implementação totalmente em conformidade do API de Repositório de Conteúdo para Java Technology (JCR, especificado em JSR 170 e JSR 283). Um repositório de conteúdo é um armazenamento hierárquico com suporte para conteúdo estruturado e não estruturado, pesquisa de texto completo, versão, transações, observação e muito mais.
https://jackrabbit.apache.org

 Spring Security

 Spring Security é uma aplicação para controle de autenticação forte e altamente personalizável, possui quadro de controle nos acessos.  É o padrão de fato para proteger aplicativos baseados em Spring. O mesmo se integra ao Tomcat e ao Pentaho BI Server para administração da segurança do servidor de aplicação.
https://spring.io 

Hibernate

 O Hibernate é um framework para o mapeamento objeto relacional escrito na linguagem Java, mas também é disponível em .Net como o nome NHibernate. No pentaho ele e responsável pelo mapeamento das bases de dados para o data warehouse.
https://hibernate.org 

Quartz

 O Quartz é um agendador (scheduler) open source, serviço de agendamento de tarefas que podem ser integrados ou utilizados ao longo de praticamente qualquer Java EE ou aplicativo Java SE.
http://www.quartz-scheduler.org

Hyper SQL (HSQLDB)

 O HSQLDB (do inglês Hyperthreaded Structured Query Language Database) é um servidor de banco de dados (SGBD), de código aberto, escrito totalmente na linguagem Java. Não é possível compará-lo, em termos de robustez e segurança com outros servidores SGBD, como Oracle ou Microsoft SQL Server, entretanto o HSQLDB é uma solução simples, que utiliza poucos recursos e que possui bom desempenho. Devido a essas características, ele é bastante utilizado em aplicações que são executadas em desktops e que necessitam interagir com uma camada de persistência através da linguagem SQL. A suíte office OpenOffice/ BrOffice, na sua versão 2.0, inclui o HSQLDB como engine de armazenamento de dados.
http://hsqldb.org 

Sobre a Ambiente Livre

Ambiente LivreAmbiente Livre é especialista em Open Source e Free Software e tem uma divisão especialista em Business Intelligence e Business Analytics. Fornece implantação, integração, suporte, consultoria e treinamento Business Intelligence com a plataforma Pentaho Business Intelligence e Analytics a mais de 10 anos.

Já capacitou centenas de empresas para trabalhar com Business Intelligence, ECM, BPM, CRM e Big Data e usa uma metodologia própria de ensino.

Conheça também as divisões de ECM e BPMCRM e CMS e Big Data e Data Science.