COMUNICADO - COVID-19: Atendimento normal - Clique e saiba mais...

Tutoriais Pentaho

Auto-Submit no Pentaho Report Designer

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O PRD (Pentaho Report Designer) tem por padrão um campo de Auto-Submit habilitado. Este campo habilita uma função que a cada alteração em um parâmetro de um relatório (também chamados de filtros) o mesmo envia a execução de consulta a fonte de dados, ficando muito ruim seu uso quando a consulta tem uma certa demora a ser executada ou ainda quando temos muitos campos para serem selecionados antes de querermos visualizar o resultado. Para resolver esta situação podemos mudar seu comportamento padrão desabilitando esta função, sendo que o usuário vai informar primeiramente os campos de filtros (parâmetros) e depois clicar em View Report para execução do relatório.

  1. No Pentaho Report Designer abra seu arquivo de relatório (arquivo .prpt) e acesse a ABA Structure e depois clique em Master Page, conforme figura a seguir:

  2. Com a Master Page selecionada clique em Attributes e na separação chamada parameter teremos dois atributos que mudam o comportamento do auto-submit, o auto-submit e auto-submit-default conforme a seguir.

  3. O atributo Auto-submit-default tem 3 opções, pode estar sem definição, True ou False, sendo que se você alterá-lo para False e publique seu relatório, o mesmo ficará desmarcado por padrão quando publicado no Pentaho Server exibindo o checkbox porém sem estar assinalado conforme a seguir.

  4. O atributo Auto-submit tem 3 opções, pode estar sem definição, True ou False, caso esteja como False, após publicar o relatório você desabilitará a exibição do checkbox auto-submit da tela do Pentaho Server no momento de impressão do relatório. Não deixando opcional está função ao seu usuário.

  5. Com estas duas propriedades podemos alterar o comportamento do Auto-Submit para nossos usuários, adaptando conforme a necessidade de cada ambiente.

 

Sobre a Ambiente Livre

Ambiente LivreAmbiente Livre é especialista em Open Source e Free Software e tem uma divisão especialista em Business Intelligence e Business Analytics. Fornece implantação, integração, suporte, consultoria e treinamento Business Intelligence com a plataforma Pentaho Business Intelligence e Analytics a mais de 10 anos.

Já capacitou centenas de empresas para trabalhar com Business Intelligence, ECM, BPM, CRM e Big Data e usa uma metodologia própria de ensino.

Conheça também as divisões de ECM e BPMCRM e CMS e Big Data e Data Science.

 

 

Log in